segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Papa ratos ou papa ratinhos [ massa de farinheira fresca ]

Fazer e temperar enchidos não é difícil mas sim tradicional.
Papa ratos ou papa ratinhos é o nome dado às sobras da farinheira branca quando fritas em azeite, no dia em que se “enche as carnes”. Também há quem frite essa massa para testar o seu tempero. Os papa ratos não se podem fazer com a farinheira já fumada. Isso era farinheira frita. Os papa ratos são feitos com a massa da farinheira fresca.
Deixo aqui a receita para todos aí em casa provarem.

Papa ratos , paparatos ou papa ratinhos

Massa de Farinheira [ papa ratos]
 
Ingredientes
190g de gorduras de Porco Alentejano DOP (gorduras junto ao peito do porco)
1 dente de alho
15 g de massa de pimentão caseira ( 1 colher de chá )
4 colheres de sopa de vinho branco
75 ml de agua quente
35 g de farinha de trigo tipo 55 sem fermento
Azeite para fritar q.b.
Corte as gorduras em pedaços muito pequenos (migue bem as gorduras). Tempere-as com o alho, previamente pisado num almofariz, e a massa de pimentão. Meta o dedo e prove. Mexa tudo muito bem e deixe em repouso num local fresco (frigorifico), por 2 dias. Entretanto, de 12 em 12 horas mexa este preparado.
Às gorduras já temperadas e à temperatura ambiente, adicione o vinho branco e a água quente. Mexa tudo muito bem. E mexendo sempre, vá deitando a farinha aos poucos e poucos. A massa está pronta para ser frita.
Frite a massa fresca da farinheira no azeite, em pequenas bolas achatadas, feitas com a ajuda de duas colheres de sobremesa. Bem escorridos de gordura, os papa ratos estão prontos.

NOTA 
Não deite sal. Lembre-se que a massa de pimentão é salgada.
Não aqueça os papa ratos no microondas. Perdem por completo a sua textura crocante e ficam gordurosos. Os papa ratos querem-se estaladiços e secos.

Massa da farinheira

Fritar os papa ratos


1 comentário: