segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Duas receitas alentejanas no livro A Mesa dos Portugueses

É preciso vibrar com a nossa gastronomia, para que o resto do mundo perceba que Portugal é de se comer. Transbordar de alegria com a cozinha portuguesa, para que o mundo se contagie e repare mais em nós.
Consciente deste saudável contágio, decidi participar no concurso A MESA DOS PORTUGUESES com pratos do meu querido Alentejo. Com muita pena não vou à final, mas fiquei feliz pois das três receitas apresentadas, duas farão parte do livro A Mesa dos Portugueses 1ª edição.

Receitas seleccionadas:

Sopas de tomate à alentejana com caras de bacalhau e papa ratos


Categoria: Sopas
Região: Alentejo
Sopas de tomate à alentejana com caras de bacalhau e papa ratos

As sopas de tomate no Alentejo são normalmente servidas como um prato completo. Podem ser feitas simples só com o pão. Depois podem levar a acompanhar: ovos escalfados; bacalhau; cavalas; sardas; carapaus grandes; até há quem as faça com carnes. Mas a base destas sopas começa pela fritura, em pouco azeite, de enchidos e toucinho, resultando o pingo ( gordura das carnes). Depois é neste que se frita a cebola e o tomate.
É normal fazer estas sopas com as caras de bacalhau. O caldo fica sempre mais rico e saboroso.


Beiços e burras  com cheiros

Categoria: Carnes
Região: Alentejo
Beiços e Burras com Cheiros

No Alentejo dá-se o nome de beiços ao focinho do porco e às burras os maxilares.
Os beiços e burras foram assados no forno, com ervas aromáticas, e depois enrolados em massa filo. Também poderão encontrar uma excelente receita de massa filo, deliciosa e fácil de fazer.
Olhapim,
Alentejo...





Sem comentários:

Enviar um comentário