quarta-feira, 6 de julho de 2011

Receitas de beldroegas [ receitas mentais - criar receitas de culinária ] # PENSAR NOS SABORES

Estes são alguns dos meus livros de receitas de família. Curioso! Ninguém os quer e no fim ficam sempre para mim. Mas o mais engraçado é que os meus apontamentos e livros, ou cadernos manuscritos, de receitas não são como estes.  Nestes vem tudo muito bem escrito, encontro textos com modos de preparação, os ingredientes que  por vezes as quantidades nem são referidas, todos os procedimentos estão cuidadosamente relatados, passo-a-passo. Páginas cheias de nódoas, sinónimo de que aquela receita já fez muitas delicias e já foi feita, muitas muitas vezes. Diferentes caligrafias, recortes de revistas, jornais, pacotes de açúcar e farinha , etc...


Os meus apontamentos são:

ingrediente a +b+c+x+y = refogado + H2O + c + tempo z + forno = 180ºC  e depois dou uma nota [ positivo se gosto e negativo se não gosto]
Muitos rabiscos e simbolos.

Estava de volta das beldroegas, e reparei que na Internet há poucas receitas e nos livros constam as clássicas. Então pensei:

Beldroega +- Nº do espinafre em textura e sabor = +-% de H2O = cruas *=tempo de cozedura  //\\ beldroega Vs espinafre = pratos parecidos

Fiz várias receitas mentais de pratos com beldroegas.

Se |beldroega|vai bem com queijo + batatas + ovos + cebola = posso fazer pratos =  |espinafres| { ...p.ex....}
Olhei para a beldroega mas pensei em Espinafres.
[ ambos "arrepiam" a língua quando são comidos crus ]


A receita está no cérebro. Primeiro pensamos o sabor.
O sabor tem memória.

Atrevam-se e criem. É fácil!

É assim que penso muitas receitas, e depois faço.
Sim. Não é novidade.





4 comentários:

  1. Que giro! Do meu lado da família não me chegam livros de cozinha! Isso é um tesouro! Um destes dias uma amiga trouxe-me um livrinho pequenino, todo bem escrito para eu tirar as receitas. O livro de uma tia já velhinha. Adorei a letra, toda certinha como referes. Ver se um destes dias falo nisto!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. É verdade. São um tesouro. Engraçado ...é que nalgumas receitas destes livros, basta um olhar e nem é preciso ler, vou para a cozinha fazer. Cresci com elas... Basta ler o nome da receita e faço tudo igual. Já não acontece o mesmo com os livros de culinária.Quando vejo um prato que me agrada, nunca sigo à risca( à excepção dos doces)a receita...faço sempre à minha maneira...
    Pois...E por vezes quando olho para algumas destas páginas parece que oiço as vozes daquelas cozinheiras dizerem... " nunca se põe isto... faz-se sempre assim... este prato é do Natal..." Realmente eles falam!!
    Um beijinho
    Olhapim

    ResponderEliminar
  3. Tens um dom! Não o desperdices!
    Também tenho livros de receitas da minha avó paterna, escritos meio em português meio em espanhol (como ela...), com coisas fantásticas. Algumas receitas começam no escolher do animal e na forma de o matar, digamos que é genuíno, mas faz um bocado de impressão. Beijinhos e volta aqui!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Açuzena : )
    Beijinhos
    Olhapim,
    Alentejo...

    ResponderEliminar